quinta-feira, 18 de julho de 2013

LA BELLA POLENTA - espetáculo infanto juvenil


Um delicioso encontro entre o passado e o presente. Uma imigrante italiana que parte em busca da esperança de uma nova vida, e uma descendente de imigrantes que volta de uma viagem à Itália, onde foi para buscar suas raízes. Elas se conhecem no navio para o Brasil e, durante a viagem, se encontram em meio a lembranças, saudades e o desejo de recomeçar. Neste cenário de tradição, entre a história e a ficção, nasce uma amizade entre esses dois mundos, que ultrapassa os limites do tempo.

La Bella Polenta é um espetáculo teatral bilíngue (português / italiano), de narrativas orais da cultura popular ítalo-brasileira, acompanhada de cantigas, danças  e brincadeiras cantadas tradicionais.
Em nosso processo criativo, inspiramo-nos em fábulas populares coletadas por Ítalo Calvino em seu livro Fábulas Italianas e nas experiências de intercâmbio cultural entre comunidades italianas e brasileiras.

A escolha desse tema vem de uma busca pelas nossas raízes em conjunto com uma paixão pela tradição oral, o que nos levou a esse desafio de montar um espetáculo que apresentasse uma sonoridade diferenciada, na contraposição das duas línguas, e uma colcha de retalhos composta por diversas linguagens tais como, contos, danças, cantigas, brincadeiras cantadas e outros elementos da cultura popular, incluindo a sensorialidade dos aromas e sabores.

Ficha técnica:
Realização: Círculo Artístico Teodora
Autoria, pesquisa, roteiro  e concepção do espetáculo: Claudia Venturi e Cristina Lopes
Direção geral: Margarida Baird
Atrizes narradoras: Claudia Venturi e Cristina Lopes
Direção de Arte: Paulo Henrique Wolf
Figurino: Fernanda Jacobo e Iony Gabriel Vecchi
Cenografia: o grupo
Projeto de luz: Ivo Godois
Técnico de luz e som: Margarida Baird e Paulo Wolf  
Elaboração gastronomica: Claudia Venturi
Apoio: ComSenso e Coral Stelle Alpine - Orleans


Nenhum comentário:

Postar um comentário