segunda-feira, 8 de junho de 2015

De Niro discursa em Formatura

O que acontece quando um grande ator como Robert de Niro é chamado para discursar na formatura de uma escola de artes?

"Vocês estão fodidos!"




Transcrevemos abaixo algumas partes do discurso - o modo de ver a profissão de seu coração, feito por Robert de Niro, para os formandos em artes da escola Tisch de Artes da Universidade de Nova Iorque:


"Formandos, vocês conseguiram. E estão fodidos. Pensem nisso. [...]

Razão, lógica, senso comum na Escola Tisch de Artes? Vocês estão curtindo com a minha cara? Metade da escolha que vocês fizeram já veio pronta, baseada em seus talentos, ambições e paixãoQuando se sente isso, não se pode lutar contra, você apenas aceita

Fácil não. Livre.

Vocês precisam continuar trabalhando. Simples assim. Vocês passaram por Tisch, o que já é uma grande coisa. Ou, vamos por de outra maneira: passaram por Tisch,ergh, “grande coisa”?

Bom, mas isso é um começo. A partir de hoje, um dia de formatura triunfante, novas portas se abrirão para vocês. Portas para uma vida de rejeição. É inevitável. Isso é o que os formandos chamam de mundo real. Vocês vão descobrir isso em suas experiências de trabalho para um parceiro ou uma empresa, quando estiverem procurando por pessoas que apoiem seus projetos, quando as portas se fecharem quando vocês estiverem buscando visibilidade para algo que vocês escreveram ou quando estiverem procurando por uma direção de arte. Como vocês lidam com isso? Eu li que diazepam funciona. Se bem que não se pode estar muito relaxado para fazer o que nós fazemos. Você não ia querer bloquear muito a dor. Sem a dor, do que falaríamos, não é verdade? Mas eu faria uma exceção de tomar um ou dois copos de uísque se, hipoteticamente, eu tivesse de vir palestrar para milhares de formandos e seus familiares.

Rejeição pode doer, mas eu sinto que, na maioria das vezes, ela tem muito pouco a ver com vocês. Quando se está em um teste, o diretor ou produtor ou investidor pode, simplesmente, ter algo diferente em mente. É assim que funciona. Isso aconteceu comigo recentemente quando eu fui a uma audição para o papel de Martin Luther King em Selma – Uma Luta Pela Igualdade. O que foi muito ruim, porque eu poderia atuar melhor que ninguém. A impressão que tive é de que o papel foi escrito para mim. Mas a diretora queria algo diferente e ela estava certa. Parece que diretores estão sempre certos. Não me entendam mal, David Oyelowo era fantástico.

Quando se é um novato, as opiniões podem não ser levadas em consideração tanto quanto elas serão mais tarde em suas carreiras. Vocês serão contratados porque o diretor verá algo em vocês em suas audições, apresentações, que se encaixará no conceito. Vocês poderão ter a oportunidade de fazer da forma de vocês, mas a decisão final será dos diretores. Mais tarde em suas carreiras, quando tiverem um trabalho de referência, talvez haja mais confiança dos diretores, mas será a mesma coisa. Vocês podem tentar fazer de suas maneiras e o diretor concordar com a versão (o que será bom), mas, se for um filme, a decisão final será do diretor. É melhor que trabalhem juntos. Como atores, vocês sempre quererão ser verdadeiros com seus personagens, com vocês mesmos, mas nas entrelinhas vocês farão parte de um projeto e isso é muito importante. Como diretores ou produtores, vocês também terão de ser verdadeiros consigo e com o mundo.

Um filme, uma dança, uma peça não são pensados para ser um meio de artistas expressarem suas individualidades. O trabalho de Arte depende de contribuições e colaborações de um grupo de artistas. Isso é tão vasto que inclui produção, figurino, fotografia, maquiagem, cabeleireiro, gerentes de palco, diretores assistentes, coreógrafos, etc. etc. Todos fazem trabalho importante, essencial. Diretores, produtores, coreógrafos, diretores artísticos, essas são posições de poder, mas o poder não vem do título. O poder vem da confiança, respeito, visão e, de novo, colaboração.
Mas haverá momentos em que seu melhor não será o suficiente, pode haver muitas razões para isso. Mas desde que vocês deem seu melhor, estará tudo bem. Vocês tiraram sempre 10 na escola? Se sim, muito bom para vocês, parabéns! Mas no mundo real nunca mais tirarão sempre 10, porque há altos e baixos.

O que quero dizer para vocês hoje é que está tudo bem. Ao invés de chapéus e becas hoje, eu posso ver vocês se graduando com uma camisa onde está escrita a palavra “Rejeição” na parte de trás. Nada pessoal. E na frente está escrito “Próximo!”. Não entenderam essa parte? É isso que quero passar aqui: “Próximo!”. É essa a palavra que deverão gritar quando não pegarem alguma parte, quando não conseguirem aquele papel de garçom no White Oak Tavern. Vocês terão o próximo, o próximo show com o papel bar tenders. Vocês não entraram para Julliard? “Próximo!” Vocês entrarão para a Tisch. Mas, é claro, escolher a Tisch é como escolher a Arte: não é a primeira escolha, é a única.

As amizades, associações, parcerias, e relações de trabalho são tesouro no início de sua carreira. Vocês nunca saberão o que pode surgir delas. Pode ser uma grande ideia criativa ou um pequeno detalhe que fará uma grande impressão.

Amizades, pessoas boas de trabalho, colaborações. Vocês nunca saberão o que pode surgir delas. Portanto, fiquem próximos aos seus amigos criativos.

Martin Scorsese esteve discursando aqui ano passado e agora aqui estou eu (nós estamos) numa sexta feira em um tipo de mega versão de sala de aula. Aqui estão vocês para celebrar sua conquista até agora, bem como sua mudança para um futuro rico e desafiador. E eu? Estou aqui para distribuir meu currículo para vocês, diretores e produtores que acabem de se formar. Estou excitado e honrado de estar numa sala cheia de jovens criadores que me fazem esperançosos sobre o futuro da Arte. Eu sei que conseguirão. Todos vocês.

Merda para vocês!

Próximo!"

Robert De Niro, 2015. Tradução: Herbert Santana
(vídeo e discurso completo em: http://www.papodehomem.com.br/voces-estao-fodidos-o-discurso-de-robert-de-niro-na-universidade-de-nova-iorque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário