Quem somos

Criada com o nome de MOCÓ DOS ABACATES – ateliê de teatro, em 1990, a associação Círculo Artístico Teodora funcionou informalmente com oficinas de improvisação teatral, preparação vocal e trabalho expressivo com o corpo. 

Com as crianças da comunidade vizinha foi realizado o projeto “Vamos fazer Arte.” Em parceria com o grupo Pyxis, da Caixa Econômica Federal montou o espetáculo “Amor Gaúcho”, de Ivo Bender e “A Barca dos Amantes”, com autoria e direção de Margarida Baird, e com o Teatro… Sim. Por que não?! as “As Aventuras de Mestre Nasrudin”. A partir de 1998, foram feitos encontros culturais, saraus, nos quais grupos apresentavam seus trabalhos para avaliação, troca de informações e múltiplos assuntos eram tratados, desde astrologia, nutrição, imortalidade da alma, tropicalismo, relatos de viagens a leituras e interpretação de poesias, contos, textos de teatro e produção cultural. O objetivo desses encontros era e é compartilhar com plateias de amigos e conhecidos temas do interesse pessoal de quem se apresenta.

Em 2004, a associação saiu da informalidade com o nome de QUINTTA DOS ABACATES – ateliê das artes. Os saraus continuaram acontecendo. Oficinas de narrativa de contos, movimento corporal, iniciação ao teatro foram oferecidas no espaço situado na Servidão do Cravo, 236, Campeche. A associação participou de leituras dramáticas e narrativas de contos no SESC e na Biblioteca Barca dos Livros, foi gravado um cd “Contos Sufis”, montou-se o espetáculo “Quem conta um conto…” e “Feitiço Andaluz”, este em parceria com a Ponte Cultural Produções Artísticas.

Em 2008, foi decidido em assembleia mudar o nome da associação, que continua participando de trabalhos teatrais com crianças da comunidade do Campeche, se apresenta contando histórias em asilos e bibliotecas.

Em 2012, participa da Bienal de Dança de Florianópolis com o espetáculo “A Saudade é como Líquido que transborda ou para Teresa” e da Maratona Cultural com “Serviço Ativo em MetaDança”. Assume a produção do espetáculo “BEATRIZ”.

Ainda em 2012 a associação mudou seu nome e passou a se chamar CÍRCULO ARTÍSTICO TEODORA.


Grupo filiado à FECATE desde 2014.



Claudia Venturi - Presidente


Atriz, diretora e professora teatral, além de Tradutora de Italiano. Iniciou a carreira artística em 1987 com o grupo "Teatro sim... Por que não?!!!" de Florianópolis. Bacharel em Artes Cênicas pela PUC Paraná (1993), com especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná (1995) e Mestre em Educação pela UFSC (2007). Especialista em Teatro Social, tendo estudado na Università Cattolica di Milano (IT), também trabalha na área de preparação corporal, unindo conhecimentos de teatro, yoga e artes marciais)
Responsável pela edição deste blog.

Margarida Baird - Tesoureira


Atriz de teatro, cinema e televisão, cantora, diretora, dramaturga, contadora de histórias, professora de teatro. Inicia a vida teatral em 1963.  Trabalhou com profissionais renomados: Sérgio Viotti, Paulo Afonso Grisolli, José Celso Martinez Corrêa, Victor García, Augusto Boal, Fernando Peixoto, Antônio Pedro, Wolf Maya, João das Neves, Tônio Carvalho, José Ronaldo Faleiro, Vera Collaço.
Na Europa estudou em Paris em cursos relacionados a narrativa oral, ao jogo do ator e acompanhou também as atividades do Centro Internacional de Estudos sobre o Ator. Estagiou em Holstebro, Dinamarca, no Odin Teatret na década de 1990.



Paulo Henrique Wolf - Secretário

Graduado em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialização em MBA em Gestão Estratégica do Design, pela mesma instituição. Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Sua formação em dança começou em 2004 ao fazer parte do Gpoex - Grupo de Experimentação Cênica, da SCAR (Sociedade Cultura Artística) de Jaraguá do Sul. 
Desde então tem atuado em diversas áreas das Artes Cênicas.
Criador deste blog.



José Ronaldo Faleiro - Associado


Ator, Professor e Pesquisador Universitário (UDESC), Tradutor e diretor teatral
Formado em direção teatral pela UFRGS (1971), com Mestrado em Estudos teatrais pela Universidade de Paris III - Sorbona Nova (1975) e Doutorado em Artes do Espetáculo pela Universidade de Paris X Nanterre (1998)
Atuou e dirigiu diversos espetáculos teatrais no Brasil e na França, tendo atuado também na área de publicidade e cinema.




Carlos Fante - Associado

Graduando em História pela UFSC. Coordenador dos Cursos e Oficinas Livres - DAC/UFSC.
Artista visual com trabalho de pesquisa na utilização de materiais alternativos, na elaboração de obras e objetos de arte, novas tecnologias e máscaras.
Mantém pesquisa permanente sobre as poéticas do inconsciente e representações do mundo real e imaginário e o entendimento do homem, seus desígnios, suas vicissitudes, suas crenças e seus mitos.
Tem interesse nas áreaas de literatura, artes visuais, artes cênicas, dramaturgia e história.




Cristina Lopes - Associada

Narradora Oral, Professora, Atriz e Atriz-Bonequeira.
É formada em Ciências Sociais pela UFRJ (1979). Iniciou atividades artísticas em 1980, com o GRUPO REVISÃO, no mesmo estado. Atuou também em Curitiba, Minas Gerais e Florianópolis
.


Rogério Christofoletti - Associado

Jornalista, Professor Universitário (UFSC), Escritor e Dramaturgo.
graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp (1994), com Mestrado em Linguística pela UFSC (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2004).
É autor e organizador de dez livros acadêmicos na área da Comunicação, Ética e Educação. No teatro, começou em 2001 com “Toda vontade mora num útero”, com direção de Maria Paula Carvalho Bonilha.



Brigida Miranda - Associada

Diretora teatral, Cenógrafa, Atriz, Professora e Pesquisadora Universitária (UDESC) e Preparadora de Elenco
Graduada em Licenciatura em Educação Artísticas pela Universidade de Brasília, (1992), com Mestrado em Prática Teatral pela University of Exeter, Inglaterra (1996) e Doutorado em Teatro pela Latrobe University, Austrália (2004).